HISTÓRIA DAS LETRAS
LUSO-CANADIANAS


À medida que a Comunidade Luso-Canadiana ia alastrando do Atlântico ao Pacífico, em demanda duma vida melhor, muitos foram os Autores Luso-Canadianos que, ao longo deste meio-século, semearam as suas experiências e emoções por livros, Jornais e Revistas de língua portuguesa que, entretando, começaram a surgir.


  • in GESTA LUSO-CANADIANA



    Os Jogos Florais Luso-Canadianos, realizados em 1983 e 1985, foram, incontestavelmente, o primeiro acontecimento de grande relevo no panorama literário luso-canadiano. Entre outros atributos, vieram destacar a emergência de uma literatura já de certo valor e revelar a existência de um punhado de autores de largo fôlego.
    Em 1996, a publicação do livro "Portugueses no Canadá-Uma Bibliografia: 1953-1996" e, no ano seguinte, a realização da exposição "Os Portugueses no Canadá- Livros e Autores" foram, por sua vez, muito importantes para dar voz aos autores luso-canadianos.
    No ano 2000, foi publicado o livro THE PORTUGUESE IN CANADA. Inclui a secção "Literature of Portuguese Background in Canada" da autoria do professor universitário António Augusto Joel, que faz uma análise bastante detalhada do percurso da literatura luso-canadiana e do seu relacionamento com a literatura "mainstream" da sociedade de acolhimento.Na segunda edição ampliada da obra (2009), o texto "Literature of Portugueses Background, in the Contest of Literature in Canada" da autoria da professora da Universidade Fernando Pessoa, Isabel Nena Patim vem aprofundar este estudo.
    A literatura luso-canadiana insere-se naturalmente no quadro mais amplo da literatura portuguesa na América do Norte, analisada com minúcia por Onésimo Teotónio Almeida no artigo "Two Décades of LUso-American Literature:An Overview" integrado no livro "Global Impact of the Portuguese Language"
    Ainda da autoria de Onésimo Teotónio Almeida foi publicado em 2015 o ensaio Sobre o Universo Literário Luso-Americano Actual – de Osmoses, Intersecções e Diferenças
    Simultaneamente, a revolução tecnológica em curso e o fulgurante desenvolvimento das comunicações abriram portas inesperadas e permitiram uma mais ampla divulgação das letras e da cultura luso-canadianas.
    Fruto deste contexto propício e criador, nasceu, em 1999, a Satúrnia - Letras e Estudos Luso-Canadianos que segue quatro linhas principais de orientação: reunir as vozes dispersas dos autores luso-canadianos; divulgar as figuras luso-canadianas ligadas às letras e às artes; construir novas pontes entre a Mátria e a diáspora; identificar os critérios e ajudar a criar as condições favoráveis à construção da nossa identidade cultural como componente fundamental da nossa identidade social em terras canadianas.
    O surgimento de vários portais e páginas na internet e a realização de alguns concursos, com realce para o Prémio Literário ProVerbo e para o Prémio Literário Instituto Camões, têm contribuido para dar ainda maior visibilidade aos valores literários da Comunidade.
    Em 2006, foi fundado o Grémio Literário de Língua Portuguesa que tem como principal missão promover, expandir e preservar a Língua Portuguesa no Canadá.
    Mais recentemente, foram editadas algumas antologias literárias que vieram revelar a existência de muitos autores, alguns já nascidos no Canadá a escrever principalmente em inglês.
    Em 2014,foi fundada em Montreal a "Biblioteca José d'Almansor que tem como principal objectivo a promoção de actividade culturais de apoio à divulgação da língua e da cultura portuguesas em Montreal. Para além da realização de eventos culturais e concursos literários, já foram publicados vários livros com destaque para a Antologia Literária de Autores de Origem Portuguesa do Québec .

    Primeira antologia editada pelo Grémio Literário   Segunda antologia editada pelo Grémio Literário  Antologia da editora Fidalgo Antologia da editora Boavista Press

    CLICAR NAS IMAGENS PARA LER OS LIVROS:

       



    THE PORTUGUESE IN CANADA

    Toronto-2000

    Autores: José Carlos Teixeira & Victor M.P. da Rosa

    Editor: University of Toronto Press


  • Colecção de ensaios histórico-culturais, de vários autores, sobre a presença portuguesa no Canadá.


    OS PORTUGUESES NO CANADÁ-Uma Bibliografia:1953-1996

    Toronto-1996

    Autores: Carlos Teixeira & Gilles Lavigne


  • Este trabalho que apresenta uma bibliografia com 1479 títulos, compreende duas secções: uma agrupa artigos de jornais e a outra reúne referências gerais.

    É um repertório exaustivo que ficará como um instrumento de pesquisa incontornável para todos aqueles que se interessam pelo estudo do percurso da comunidade portuguesa no Canadá.




    EXPOSIÇÃO-Os portugueses no Canadá-Livros e Autores

    Toronto-1997


  • Correspondendo a uma proposta do Departamento de Português da Universidade de Toronto, este Consulado-Geral organizou a presente Exposição que visa ser uma espécie de depósito legal imaginário dos livros escritos pelos e sobre os portugueses do Canadá e outros temas. Porque existe já uma bibliografia quase exaustiva de artigos de jornal, em permanente actualização, limitou-se esta Exposição ao livro, dado o seu carácter de perdurador da escrita. Mas não se atendeu a restrições exteriores à sua definição. Vêem-se assim teses universitárias, escolhas antologiadas, mesmo cadernos preparatórios de futuros potenciais livros stricto sensu. Quizemos, acima de tudo, dar um espaço comum a esta pequena comunidade dispersa que, dentro das Comunidades portuguesa e lusófila, precisa de ser conhecida, por si própria e pelos outros portugueses.

    António Montenegro
    Consul Geral de Portugal em Toronto


    JOGOS FLORAIS LUSO-CANADIANOS

    CLUBE ORIENTAL PORTUGUÊS DE MONTREAL

    Montreal-1983 e 1985

    Coordenador: Manuel Carvalho


  • O sucesso alcançado pelos Jogos Florais Luso-Canadianos, que à sua volta congregaram um número encorajante de pessoas, veio, mais uma vez provar que a comunidade portuguesa está suficientemente amadurecida e receptiva a iniciativas culturais que ultrapassem as fronteiras dos seus interesses económicos e recreativos mais imediatos.(...)

    A Comissão Organizadora

    CAPA DO BOLETIM DO CLUBE ORIENTAL PORTUGUÊS DE MONTREAL   CAPA DO BOLETIM DO CLUBE ORIENTAL PORTUGUÊS DE MONTREAL



    HOMENAGEM



  • José David Rosa, emigrante na Suiça, falecido em 1996, foi o grande obreiro da Peregrinação-revista, editora, durante vários anos uma verdadeira fábrica de sonhos e farol das letras da diáspora. Muito foram os autores luso-canadianos que aí tiveram a oportunidade de publicar as suas primeiras obras e dar voz às suas emoções mais profundas.
    Em 2003, um grupo de amigos, espalhados por todo o mundo, tomou a iniciativa de publicar a antologia Textos da diáspora - homenagem a José David Rosa que pretende representar uma singela homenagem à memória deste homem invulgar.

  • Nesta breve História das Letras Luso-Canadianas, não poderíamos deixar de assinalar a importância do Homem e da obra que nos legou.

    HOMENAGEM A JOSÉ DAVID ROSA   Último número da revista Peregrinação-Abril/Junho 1989



    LETRAS LUSO-CANADIANAS

    HISTÓRIA LUSO-CANADIANA



    PÁGINA PRINCIPAL DA SATÚRNIA