COMUNIDADES EM FOCO


Pavilhão da Emigração com presença luso-canadiana

A 26ª Edição da Festa do "Avante", que  marca o início de um novo ano político do Partido Comunista Português, vai ter este ano um Pavilhão da Emigração.

No pavilhão em causa, este ano, vai estar patente uma exposição fotográfica da autoria de José Rosado, residente no Canadá, a prestar serviço na Air Transat. José Rosado nasceu em Lisboa em 1962. Com três anos emigrou para a Alemanha com seus pais. A 6 de Dezembro de 1966 chega ao Canadá, passando aí a residir com a sua família.

O interesse pela fotografia começou muito cedo quando seu pai, Júlio Rosado, um ávido entusiasta pela fotografia, lhe ofereceu, aos sete anos, a sua primeira câmara fotográfica, uma "Kodak Instantamatic de 35 mm", a qual lhe despertou a atenção como um relâmpago. Usou-a entusiasticamente até lhe acabarem os rolos (12 fotos). Anos mais tarde quando a sua atenção voltou à fotografia, seu pai ofereceu-lhe uma câmara séria, uma "Zenite-B", russa. Até ao último ano do secundário José Rosado abarca com a sua visão uma série de fotos com assuntos diversos.

Enquanto estudante de ciências políticas na "McMaster University" foi-se apercebendo do seu profundo prazer pela fotografia. Depois da Universidade, o seu grau de análise e a paciência tinham aumentado o suficiente para justificar a compra da sua própria câmara, começando a fotografar todos os lugares que ia visitando pelo mundo fora, facilitado por trabalhar para uma transportadora aérea.

José Rosado tem hoje uma pequena empresa fotográfica, de seu nome " Photoradical", especializada em colecções de todo o mundo, sendo sua mulher, Paola Scattolon, a principal fornecedora.

Continua a estudar fotografia na "Ryerson University" em Toronto, cidade onde reside. Exibe os seus trabalhos no Festival Anual Internacional de Fotografia "Contact" em Toronto e as suas fotografias aparecem em revistas de viagens, jornais e brochuras.